segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ALERTA SANTA CATARINA


Após chuva, SC registra 81 casos de leptospirose

No total, foram 593 casos suspeitos, sendo que 254 estão em análise.
Quem apresentar sintomas deve procurar unidade de saúde.

Os municípios atingidos pelas chuvas em Santa Catarina registraram 81 casos de leptospirose desde 22 de novembro, segundo boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. No total, já foram 593 casos suspeitos, sendo que 254 ainda estão em análise.

Os casos foram anotados em Blumenau (14), Joinville (12), Itajaí (9), Camboriú (5), Florianópolis (5), Gaspar (5), Itapema (4), Balneário Camboriú (3), Palhoça (3), Itapoá (2),Tijucas (2), Navegantes (2), São Francisco do Sul (2) e Santo Amaro da Imperatriz (2). Em Brusque, Timbó, São João Batista, Biguaçu, Jaraguá do Sul, Ilhota, Guabiruba, Luiz Alves, Canelinha, Guaramirim e Schroeder, foi registrada uma contaminação em cada município.

A doença

A leptospirose é das doenças geralmente transmitidas em enchentes. O governo estadual afirma que o caso suspeito é confirmado depois do resultado do exame de laboratório.

Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Os casos mais graves podem ter icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

Quem apresentar os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima, de acordo com a orientação da Vigilância Sanitária.