sábado, 5 de janeiro de 2008

Zíper Aberto - A Impaciência nos Detalhes

Estou utilizando a metáfora da bolsa pra retratar um pouco da personalidade feminina. E por ser desse sexo tão complexo e confuso, procuro extrair um fiel retrato. Mas, nem sempre meu foco será em nós mulheres, afinal, somos, antes de tudo, seres humanos coabitando o mesmo planeta. E como já diria a música do Pepeu Gomes: ' Ser um homem feminino/ Não fere o meu lado masculino', 'eles' também serão aqui retratados.

Mas, vamos por partes.
Hoje em dia o mundo anda acelerado, são tantas coisas, tantos compromissos, tanta monitoração e 'facilidades tecnológicas', rapidez e banda larga; que nos tornamos pessoas apressadas, impacientes e displicentes, muitas vezes com nós mesmos. E é isso que significa o zíper aberto. Nossa noção de tempo se alterou de tal maneira, que um movimento simples é as vezes ignorado pela correria ou impaciência.

Por que as bolsas tem fechos? Para evitar furtos, nós diríamos. Mas, se os mesmos existem para proteger, por que muitas vezes insistimos em não fechá-los?

Ando pela rua e várias vezes vejo a mesma cena. Mulheres andando com passos rápidos e com suas bolsas abertas. Mas, o simples deixou de ser prático, afinal, se abre a bolsa pra pegar celular, dinheiro, Ipod, agenda, caneta, cigarro, chiclete, papel... Enfim, é um tal de abre e fecha bolsa tão regular que enche o saco.

Por isso me dei conta, estamos tão apressados que somos impacientes com os detalhes. E levando para outro campo do dia a dia, somos negligentes com nós mesmos, com quem amamos. Não temos tempo, ou paciência em ligar para um amigo que gostamos pra saber como ele está, não temos tempo de escrever um e-mail (o que dirá uma carta) para aqueles que estão distantes, não temos tempo ou paciência pra nos olharmos de frente com os olhos da alma. E no que nos tornamos? Humanos robôs presos a uma sociedade capitalista e autofágica. Nos reduzimos a fios, telas, teclas e programações ,e esquecemos de viver.

Fechar o zíper da bolsa é um conselho tão bom quanto usar filtro solar. A essência da vida está nos pequenos detalhes, e se não os enxergamos, nem mais é preciso estar vivo.

Admirável Chip Novo

Pitty

Composição: Pitty

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado.
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...

Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado.
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...

Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.